Dica: A Rede de Hotéis 3 Poderes tem preços especiais para adeptos deste esporte.
Vôo Esportivo
Front Stall: quando o piloto puxa os dois tirantes dianteiros, que são as fitas que prendem todas as linhas do piloto ao equipamento, simultaneamente, provocando um fechamento do bordo de ataque do equipamento. Serve para perder altura. Um paraglider possui três tirantes (A, B e C).
B-stall: quando o piloto traciona simetricamente o tirante B, deformando o equipamento na linha longitudinal, fazendo com que a manobra seja de descida.
Negativa: o piloto dá um giro negativo e estola um dos lados do equipamento. É uma manobra de homologação. Estolar é derrubar um ou dois lados do equipamento para que ele deixe de voar.
Orelhão: o piloto traciona determinadas linhas e o equipamento fecha as pontas, diminuindo a área e, conseqüentemente, aumentado a taxa de descida. Serve para descer mais rápido.
Looping: é uma manobra que, atualmente, poucos pilotos estão testando e tentando fazer. É um giro completo no eixo do equipamento.
Essas manobras são utilizadas no vôo livre e para realizá-las o piloto deverá ter feito alguns cursos que são: Básico, que dá as noções inicias, e o Intermediário, para quem vai permanecer no esporte, pois dá aprofundamento na parte teórica e prática.
Se o piloto quiser aumentar seus conhecimentos, poderá fazer aulas de Simulação de Incidentes de Vôo (SIV). Para isso, ele deverá ter mais de 60 vôos.
A dica foi dada. Quem tiver interesse em experimentar ou até mesmo em se profissionalizar no parapente, já tem uma idéia de como o esporte é grandioso e as possibilidades de evolução e desenvolvimento que o atleta tem através de suas manobras e cursos. Mas para isso, não se esqueça, é necessário estar bem preparado.